19 junho, 2008

Imin 100


Não se preocupem não vou falar sobre as sagas dos japoneses no navio Kasato Maru, quando chegaram em Santos, o como são vitoriosos, como contribuiram para a formação cultural do Brasil...
Não que isso não mereça ser falado, mas em tempos de Imin 100 em que todos descendentes de japoneses tem que ter alguma história pra contar, tem que conhecer alguém que foi influente na época da colonização, tem que saber da cultura dos ancestrais, e etc... eu me irrito e me sinto desapontada comigo mesma.
Não sei falar/ler/entender NADA de japonês, tá sei algumas palavras, mas nada além da obrigação. Não tenho contato com a tradição/cultura japonesa. Não leio mangás, não gosto de animes, acho um tanto quanto ridículo essa coisa de cosplay. Não oucho J-pop/J-rock. Não danço bondori nem matsuri dance. Mal sei o significado do sobrenome da família, da história dos meus tão ditos ancestrais. Não que eu odeie ouvir essas histórias, mas acabei simplesmente me afastando de mais disso tudo. A maioria dos meus amigos não são japas. Sempre tive preconceito com o povo descendente que anda em bando fechado, uma "colônia" japonesa. Talvez tudo isso seja dor-de-cotovelo por não ter contato com tudo isso, mas na verdade acho que nunca me interessei direito e sempre fui muito "revoltada" para querer me integrar.

E em tempos de Imin 100 o que me deprime mais é ver que eu com tanto na mão, tanto a se fazer e não faço nada. Me comparo às senhoras e senhores de idade que foram voluntários na organização da expo Imin, que são senseis, que ensinam, que aprendem e eu presa em uma rotina ditada por mim mesma....

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa!
Vc acabou de me inspirar pro meu próximo post...
Eu sou mais ou menos que nem vc, só que minha família é chinesa, nunca curti nada chinês, apesar de saber da história e tlaz - mas por ser hístória que eu amooo - 99% dos meu amigos são ocidentais, assim como meu namorado, pro desespero da minha mãe ehehhehe

E eu acho esse lance de comemoração de tantos ano de imigração um saco, pq tem muitos outros povos que vieram pra cá e nunca receberam tamanha homenagem... talvez seja pessimismo meu, mas pra mim isso é puramente comercial!

Bom, adorei o blog, favoritei!

;*

Unknown disse...

Ah, adorei tbém!!! ^^
Lembrei q quando eu era pequena principalmente, tinha gente q achava q eu era "japonezinha", só por causa dos meus olhos. Mas não tenho descendencia oriental alguma! Eu ficava brava até...

Favoritarei! ;)

Besito

Carol M. disse...

Muito bom o seu texto^^
parabéns pelo blog!!!

beijos

passa lá:

http://ovelhoamor.blogspot.com/

J.Anne KuntzT. disse...

hahahaha eu sempre soube que você preferia as amigas não-coreanas ^^
e é fato: quando quero saber de alguma coisa não devo te procurar, até eu to mais por dentro da cultura japonesa q vc hahaha
e ow, david na fita?

=*