Cérebro: o hipotálamo, centro de controle situado na base do cérebro, libera do organismo endorfina, com propriedades analgésicas e calmantes.
Nariz e garganta: o ar proveniente dos pulmões bate nas cordas vocais, que emitem sons incoerentes.As glândulas salivares e lacrimais aceleram sua produção e se descontrolam.
Rosto: os músculos do rosto se contraem, especialmente o risório e o zigomáricol. A tensão deste último pode dar uma aparência enganosa de sofrimento.
Coração: bate mais rápido. Após terem se estreitado, as artérias se dilatam, provocando uma sensação de bem-estar.
Tórax: os pulmões expelem enormes quantidades de ar, a grande velocidade. O diafragma se move, provocando fortes espasmos respiratórios em toda a caixa torácica.
Ventre: os músculos abdominais se contraem com força, o que é bom para a vesícula. Ás vezes, o esfincter se relaxa, ocasionando uma desagradável incontinência urinária.
Pernas: os músculos se relaxam e a pessoa se curva de tanto rir.
Pés: até os dedos dos pés se agitam.
Tudo isso provocado pelo RISO. "Rir é o melhor remédio" já diziam os antigos. É, "melhor rir do que chorar"ou ainda é "rir pra não chorar". Ditados que existem desde os tempos antigos começaram a ser estudados por médicos e especialistas nas áreas de saúde. Mas ninguém precisa de algum "doutor" dizendo pra gente que um sorriso melhora o dia de qualquer um! =]
Um comentário:
é muito bom meeeesmo, principalmente vindo da pessoa amada!
^^.
Postar um comentário